domingo, 6 de novembro de 2011

Hamlet no cinema

Olá pessoas,
Aqui quem vos digita é um mero aluno, concluinte do ensino médio, que não tem nada pra fazer. Eu, Cleiton Santos, a partir de hoje venho trazer algumas curiosidades e notícias sobre o Grupo, teatro e outras bobagens.
Primeiro post é sempre difícil de fazer, você nunca sabe o que dizer, (falo isso porque esse deve ser o blog de n° 132479837254 que eu participo) mas enfim, vamos para o que interessa:

Laurence Olivier em Hamlet, 1948
Em 1900 foi a primeira vez que uma pequena parte história de Hamlet foi contada nos cinemas, no qual Sarah Bernhardt protagonizava em cinco minutos a cena da competição (Cena da competição: Hamlet 5.2). A trilha sonora e as falas, foram gravadas antes, depois encenadas. Houve também varias versões mudas em 1907, 1908, 1910, 1913 e em 1917. E então em 1920 Asta Nielsen encenou o protagonista como uma mulher que gasta sua vida disfarçada de homem(?). Laurence Olivier, em 1948 atuou e dirigiu Hamlet, ganhando Oscar de melhor fotografia e de melhor ator. Gamlet, de 1964 é um filme russo protagonizado por Innokenty Smoktunovsky (pronuncie corretamente, please) no papel do príncipe. E que por sua bela atuação ganhou um elogio de Laurence Olivier. John Gielgud e Kenneth Branagh, dois experts de Shakespeare, consideram esse trabalho como a "rendição definitiva" do conto trágico de Shakespeare. Tony Richardson dirigiu Marianne Faithfull como Ofélia em sua versão de 1969.
Kenneth Branagh e Mel Gibson atuaram e dirigiram suas versões adaptadas cinematograficamente de Hamlet. Branagh adaptou, dirigiu e estrelou uma extensa versão de 1996, que continha todas as palavras da peça shakespeariana, resultando em quatro horas de filme.
E por ultimo em 2000, Michael Almereyda adaptou a história para os tempos contemporâneos, onde ela se passa em Manhattan, e Ethan Hawke encena um Hamlet que estuda cinema.
Fonte: Wikipédia, adaptado.

E aí, será que futuramente teremos uma nova releitura da trágica história shakespeariana? 

Um comentário:

  1. Teremos a versão para o teatro do Insanos, que é onde se realmente pode-se conhecer uma obra shakespereana com todas as suas nunces e significados. O cinema propicia uma outra linguagem, importante também nos dias de hoje, mas porque não se aventurar numa releitura cênicia de uma obra que possiblita caminhos sempre inesperados e resultados surprendentes?

    Meyre!

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